FA-RC com Strong

Discussions in Portuguese

Moderator: RubioTerra

Rodrigo Samy
Posts: 60
Joined: Mon Sep 12, 2011 2:25 pm

Re: FA-RC com Strong

Post by Rodrigo Samy »

Caro Rúbio,
enquanto trabalha no contacto com a SBTB - que espero chegue a bom termo - queria apenas encerrar o "sub-tema" da influência do Texto Crítico nas várias versões de Ferreira de Almeida.

Verifiquei a lista de passagens que me indicou. Confirmaram-se todas as tendências encontradas na primeira lista: 1) adesão constante e sistemática da Fiel ao Textus Receptus; 2) adesão sistemática da RA ao Texto Crítico; 3) adopção, pela RC, dalgumas variantes do Texto Crítico, dispersas por todo o NT, tanto na SBB como na SBP; 4) concordância constante entre o texto da SBB e o da SBP, excepto pela pontuação (a SBP tende a usar mais vírgulas) e por uma passagem peculiar em 1Coríntios, já citada.

Todavia, há um factor importante: o exemplar da SBB que tenho, e que serviu para esta comparação, é de 1988. No fim da webpage que me indicou, há uma lista de 27 versículos que começaram a seguir o Texto Crítico, a partir da edição da RC-SBB de 1995. Quanto a estas passagens, não encontrei vestígios do Texto Crítico, nem no texto da SBB de 1988 nem no da SBP, de 2001. Logo, o texto da SBB parece ter adoptado, desde 1995, estas variantes, que não tiveram qualquer influência sobre o texto da SBP, que concorda em quase tudo com o texto da SBB anterior a 1995. Este texto mais antigo teria 109 versículos do TC (e parece concordar em quase tudo com o da SBP); o mais recente, teria 136.

Neste sentido, pode-se dizer que o texto da RC publicado em Portugal terá sofrido uma influência relativamente menor do TC. Espero que tenha servido para esclarecer.
RubioTerra
Posts: 732
Joined: Wed Sep 23, 2009 5:13 pm
Location: Brasília, Brazil

Re: FA-RC com Strong

Post by RubioTerra »

Muito esclarecedor, sim, obrigado por realizar esta comparação. Pesquisando agora, vejo que ambas -- SBP e SBB -- pertencem a um mesmo grupo, a SBU (www.unitedbiblesocieties.org), o que justificaria o alinhamento das modificações nos textos até 1988, ao menos.
Rúbio R. C. Terra
Brasília/DF - Brasil
fabiomonteiro
Posts: 1
Joined: Sun Aug 02, 2015 5:44 pm

Re: FA-RC com Strong

Post by fabiomonteiro »

Olá Rúbio a paz do Senhor,
Não consegui baixar a bíblia pelo site SBB. Dá como página não encontrada.
Vi seu tutorial sobre referencia de Strong usando o TheWord mas não encontrei pra baixar o módulo ARA 1993.
Todos os lugares que encontrei dão um erro no link.
Tenho uma versão JFA (RA) com Strong que mostra a referencia na palavra mas não aparece a janela popup com a palavra em grego ou hebraico.
Revi as configurações e me pareceram certas pelo seu tutorial no Youtube.
Poderia me ajudar?
RubioTerra
Posts: 732
Joined: Wed Sep 23, 2009 5:13 pm
Location: Brasília, Brazil

Re: FA-RC com Strong

Post by RubioTerra »

Bem vindo, Fábio. Se o seu módulo tem Strongs, deve funcionar, sim. Com o foco na exibição de bíblias use a tecla S para ativar/desativar a exibição dos números de Strong. Está mostrando os números em verde na forma <GXXXXX> ao lado das palavras?
Rúbio R. C. Terra
Brasília/DF - Brasil
Post Reply