Como criar Bíblias?

Discussions in Portuguese

Moderator: RubioTerra

pcmac
Posts: 119
Joined: Wed May 30, 2012 4:08 am

Como criar Bíblias?

Post by pcmac »

Alguém pode escrever um tutorial explicando como criar bíblias?
Como não sou bom no inglês, não entendi direito o arquivo tw3-bible-module-spec.doc

Tenho um arquvio .mdb com o texto da Bíblia Tradução Brasileira.
Passei para uma planilja do Excel ficando o arquivo com 31102 linhas e 4 colunas, sendo a coluna A designando os livros, a B os capítulos, a C os versículos e a D os respectivos textos dos versos.

Como convertê-la para a TheWord?
dcmafran
Posts: 35
Joined: Tue Mar 01, 2011 4:12 pm

Re: Como criar Bíblias?

Post by dcmafran »

os modulos de biblia são simples. e so vc converter o texto para o formato .txt

não precisa colocar as referencias. só o texto, cada linha representa um versiculo. depois de feito isso e so mudar o formato do arquivo para .ot para biblia somento com o velho testamento e .nt para biblia com somento o novo testamento e .ont para biblia completa novo e velho testamento. para vc compreender melhor e so pegar um arquivo .ont e mudar a estensão para .txt

espero ter ajudado, fica na paz do Senhor
RubioTerra
Posts: 732
Joined: Wed Sep 23, 2009 5:13 pm
Location: Brasília, Brazil

Re: Como criar Bíblias?

Post by RubioTerra »

Exatamente como dcmafran disse, módulos de Bíblia são arquivos texto comuns com a extensão alterada. É possível adicionar tags especiais para representar palavras em itálicos, citações do velho testamento, notas, títulos, parágrafos, etc. Mas, quando não há nada disso, é só o texto mesmo, um versículo por linha.

Há também uma ferramenta de importação oficial (http://www.theword.net/bin/get.php/setu ... porter.exe), que suporta os formatos mais conhecidos, talvez valha dar uma olhada. É provável que este seu módulo .mdb seja um módulo do e-sword, formato suportado pelo importador.
Rúbio R. C. Terra
Brasília/DF - Brasil
pcmac
Posts: 119
Joined: Wed May 30, 2012 4:08 am

Re: Como criar Bíblias?

Post by pcmac »

dcmafran, grato pela explicação. Consegui, finalmente, fazer a conversão.

RubioTerra, também agradeço pela ajuda.
Quanto à ferramenta de importação já havia tentado usá-la, mas estava convertendo a planilha para rtf e não estava dando certo. Tentei, também, converter o mdb para sqlite, sem sucesso.

A conversão é tão simples e eu dando voltas e mais voltas...
Não sei se esta explicação está descrita no arquivo de ajuda. Eu pelo menos não consegui ver se estava.

Mais duas dúvidas:

1 - Abri todas as bíblias que possuo e algumas têm id e outras, não. Muitas repetem id=b114 e outras id=b116. Este id é atribuído pelo criador do arquivo ou pelo programa? Acredito que deveriam ser distintos para cada versão para evitar algum conflito.

2 - Eu baixei uma TW portátil, versão 3.1.4.1058 e os títulos dos capítulos aparecem em português. Na que baixei do site oficial, versão 3.2.1.1167, os títulos estão em inglês. Esta diferença é por causa da versão da TW ou existe algum arquivo que traduz os títulos dos capítulos?

E para quem desejar, eu obtive o mdb do programa easislides. Não sei se a e-sword consegue ler:

Code: Select all

http://brasilevangelico.wordpress.com/easislides/
(se as regras do fórum não permitirem postar o link, por favor, delete-o)

Mais uma vez, agradeço pelo ajuda.
RubioTerra
Posts: 732
Joined: Wed Sep 23, 2009 5:13 pm
Location: Brasília, Brazil

Re: Como criar Bíblias?

Post by RubioTerra »

Olá, irmão,
pcmac wrote:1 - Abri todas as bíblias que possuo e algumas têm id e outras, não. Muitas repetem id=b114 e outras id=b116. Este id é atribuído pelo criador do arquivo ou pelo programa? Acredito que deveriam ser distintos para cada versão para evitar algum conflito.
Somente módulos oficiais devem conter ID, pois o autor do theWord -- Costas Stergiou -- é que os gerencia. Módulos não-oficiais não precisam deste atributo, pode deixar sem ele.
pcmac wrote:2 - Eu baixei uma TW portátil, versão 3.1.4.1058 e os títulos dos capítulos aparecem em português. Na que baixei do site oficial, versão 3.2.1.1167, os títulos estão em inglês. Esta diferença é por causa da versão da TW ou existe algum arquivo que traduz os títulos dos capítulos?
Uma Bíblia pode conter seus próprios títulos, usar os títulos padrão ou utilizar títulos de outra Bíblia que os contenha. Dê uma olhada nas opções (Ctrl+O), na aba "Parágrafos e Títulos", seção "Títulos dos capítulos", lá você pode configurar quais títulos usar.
Rúbio R. C. Terra
Brasília/DF - Brasil
pcmac
Posts: 119
Joined: Wed May 30, 2012 4:08 am

Re: Como criar Bíblias?

Post by pcmac »

RubioTerra, olhando o arquivo portátil que baixei (que salvo engano foi postado pelo reinaldopsjbr), percebi que o que faz os títulos ficarem em português é um módulo twm.
Trocando a versão da Bíblia, os títulos se mantêm inalterados.
Em Parágrafos e títulos - Títulos dos capítulos - "títulos alternativos" basta deixar em PortuguêsBR.
Anexei o arquivo aqui.

Grande abraço.
Attachments
Cabecalhos(PT).hdgs.rar
(43.54 KiB) Downloaded 541 times
RubioTerra
Posts: 732
Joined: Wed Sep 23, 2009 5:13 pm
Location: Brasília, Brazil

Re: Como criar Bíblias?

Post by RubioTerra »

pcmac wrote:RubioTerra, olhando o arquivo portátil que baixei (que salvo engano foi postado pelo reinaldopsjbr), percebi que o que faz os títulos ficarem em português é um módulo twm.
Trocando a versão da Bíblia, os títulos se mantêm inalterados.
Em Parágrafos e títulos - Títulos dos capítulos - "títulos alternativos" basta deixar em PortuguêsBR.
Sim, estes são "títulos padrão", que ficam num módulo à parte.
Rúbio R. C. Terra
Brasília/DF - Brasil
pcmac
Posts: 119
Joined: Wed May 30, 2012 4:08 am

Re: Como criar Bíblias?

Post by pcmac »

Não sei quem criou este módulo, mas seria interessante se ele pudesse ser disponibilizado junto com o pacote oficial.

Rubio, você sabe de algum sítio de onde eu possa baixar outros módulos em português? (os do blog eu já baixei)
RubioTerra
Posts: 732
Joined: Wed Sep 23, 2009 5:13 pm
Location: Brasília, Brazil

Re: Como criar Bíblias?

Post by RubioTerra »

pcmac wrote:Não sei quem criou este módulo, mas seria interessante se ele pudesse ser disponibilizado junto com o pacote oficial.
Primeiro seria preciso conhecer a procedência destes títulos, a fim de evitar uma possível violação de direitos autorais. Alguém tem alguma pista da origem deles?
pcmac wrote:Rubio, você sabe de algum sítio de onde eu possa baixar outros módulos em português? (os do blog eu já baixei)
Não, o blog reúne tudo o que, por enquanto, temos em português.
Rúbio R. C. Terra
Brasília/DF - Brasil
Aristarco
Posts: 1
Joined: Tue Dec 24, 2013 11:25 pm

Re: Como criar Bíblias?

Post by Aristarco »

Amigos, o que fazer quando se está tratando de uma tradução (A Mensagem), onde mais de um versículo estão juntos em blocos de textos. Neste caso, o número de linhas do texto ficará diferente do esperado pelo programa. Outra coisa: o texto que tenho possui títulos; é possível mantê-los no texto sem prejudicar a numeração dos versos e capítulos?
RubioTerra
Posts: 732
Joined: Wed Sep 23, 2009 5:13 pm
Location: Brasília, Brazil

Re: Como criar Bíblias?

Post by RubioTerra »

Aristarco wrote:Amigos, o que fazer quando se está tratando de uma tradução (A Mensagem), onde mais de um versículo estão juntos em blocos de textos. Neste caso, o número de linhas do texto ficará diferente do esperado pelo programa.
Olá, Aristarco. O theWord suporta apenas o sistema de versificação da Versão do Rei Tiago (King James Version). Para usar outro sistemas, você precisará adaptar; por exemplo, você pode deixar o bloco inteiro num só versículo (em uma só linha) e depois deixar os próximos versículos contemplados pelo bloco vazios (linhas vazias).
Aristarco wrote:Outra coisa: o texto que tenho possui títulos; é possível mantê-los no texto sem prejudicar a numeração dos versos e capítulos?
Sim. Os títulos primários são criados com as tags <TS>título<Ts>. Níveis adicionais de títulos podem ser criados com <TS2>título nível 2<Ts>, <TS3>título nível 3<Ts>, etc. O título deve ficar na mesma linha do texto do versículo.
Rúbio R. C. Terra
Brasília/DF - Brasil
Post Reply