Falas de Jesus em Vermelho

Discussions in Portuguese

Moderator: RubioTerra

pcmac
Posts: 119
Joined: Wed May 30, 2012 4:08 am

Falas de Jesus em Vermelho

Post by pcmac »

Existe alguma padronização ou convenção quando se coloca as palavras de Jesus em vermelho nas bíblias?

Eu não tenho nenhuma bíblia impressa com falas de Jesus em vermelho, mas a maioria das falas nos módulo KJV e LTT2009 são idênticas. Num documento PDF que tenho da ACF há poucas divergências.

Percebo que quando uma fala em determinado versículo é de alguém citando algo que Jesus falou, esta fala é colocada em vermelho. Particularmente acho que não é coerente, já que quando é Jesus quem cita uma palavra dita por outros também é grafado em vermelho.

Exemplos:

Mateus 26:75 - Pedro se lembra de algo que Jesus lhe disse. Nesse momento (nesse versículo) não é Jesus quem está falado, mas grafa-se em vermelho.

Marcos 5:41 - A expressão "Menina, a ti te digo, levanta-te" não seria comentário do autor do livro (no caso, Marcos)?

Lucas 24:7 - "Convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite" são falas dos anjos referindo-se a palavras de Jesus (quem estão falando são os anjos e não Jesus)

Em Apocalipse 21:5 a 8 quem está falando? (Deus ou Jesus?). Na KJV não está em vermelho. Na LTT2009 está.
NAHIL
Posts: 53
Joined: Fri Sep 12, 2014 10:20 pm

Re: Falas de Jesus em Vermelho

Post by NAHIL »

Apocalipse 21:5-8...

Versículos 5 e 6 analisados pelo contexto remoto dão a entender que é o Cristo, pq há passagens paralelas que encaixam com palavras nestes versículos.
Versículo 7 dá a entender que é o Pai, também pelo contexto remoto (passagens paralelas).
Versículo 8 pode ser qualquer um dos dois, mas fazem paralelismo com palavras de Jesus (contexto amplo)

Mas, no final das contas o Filho se unirá ao Pai e Deus será tudo em todos. Talvez aqui no texto já seja este tempo final.
RubioTerra
Posts: 732
Joined: Wed Sep 23, 2009 5:13 pm
Location: Brasília, Brazil

Re: Falas de Jesus em Vermelho

Post by RubioTerra »

Acho que a ideia é que palavras de Jesus estejam em vermelho, mesmo quando foram citadas por outros. Mas percebe-se que há casos em que duas pessoas podem interpretar de formas diferentes, principalmente em Apocalipse.
Rúbio R. C. Terra
Brasília/DF - Brasil
pcmac
Posts: 119
Joined: Wed May 30, 2012 4:08 am

Re: Falas de Jesus em Vermelho

Post by pcmac »

NHT wrote:Mas, no final das contas o Filho se unirá ao Pai e Deus será tudo em todos. Talvez aqui no texto já seja este tempo final.
Talvez não tenha entendido o que você quis dizer, mas creio que a Trindade continuará existindo e por isso acho que as falas não podem ser únicas, ou seja, Deus e Jesus continuam falando independentemente.

Rubio Terra, no grego essa passagem de Apocalipse permite entender quem está falando?

Qual sua opinião sobre os versos que devem ficar em vermelho? (não só nesta passagem, mas em todo o NT).
NAHIL
Posts: 53
Joined: Fri Sep 12, 2014 10:20 pm

Re: Falas de Jesus em Vermelho

Post by NAHIL »

pcmac wrote:Talvez não tenha entendido o que você quis dizer, mas creio que a Trindade continuará existindo e por isso acho que as falas não podem ser únicas, ou seja, Deus e Jesus continuam falando independentemente.
I Coríntios 15:24-28
RubioTerra
Posts: 732
Joined: Wed Sep 23, 2009 5:13 pm
Location: Brasília, Brazil

Re: Falas de Jesus em Vermelho

Post by RubioTerra »

pcmac wrote:Rubio Terra, no grego essa passagem de Apocalipse permite entender quem está falando?

Qual sua opinião sobre os versos que devem ficar em vermelho? (não só nesta passagem, mas em todo o NT).
Se levarmos ao pé da letra e sem entrarmos nas questões de Pai e Filho serem um, aqui seria Deus falando -- veja a frase "e eu serei seu Deus e ele será meu filho". Não somos filhos de Jesus, mas irmãos (Rm 8:29).

Se eu fosse fazer a marcação das palavras de Jesus em vermelho acho que adotaria o que já estiver sendo usado na maioria das bíblias.
Rúbio R. C. Terra
Brasília/DF - Brasil
NAHIL
Posts: 53
Joined: Fri Sep 12, 2014 10:20 pm

Re: Falas de Jesus em Vermelho

Post by NAHIL »

kkkkkkkkkkkkkkkkkk........... ôô Rubio, a pergunta acima não fui eu quem fiz, foi o irmão PCMAC, vc colocou a citação como se fosse minha, rsrsrs
RubioTerra
Posts: 732
Joined: Wed Sep 23, 2009 5:13 pm
Location: Brasília, Brazil

Re: Falas de Jesus em Vermelho

Post by RubioTerra »

NHT wrote:kkkkkkkkkkkkkkkkkk........... ôô Rubio, a pergunta acima não fui eu quem fiz, foi o irmão PCMAC, vc colocou a citação como se fosse minha, rsrsrs
Já corrigi. Desculpe! :oops:
Rúbio R. C. Terra
Brasília/DF - Brasil
pcmac
Posts: 119
Joined: Wed May 30, 2012 4:08 am

Re: Falas de Jesus em Vermelho

Post by pcmac »

RubioTerra wrote:Se levarmos ao pé da letra e sem entrarmos nas questões de Pai e Filho serem um, aqui seria Deus falando -- veja a frase "e eu serei seu Deus e ele será meu filho". Não somos filhos de Jesus, mas irmãos (Rm 8:29).

Se eu fosse fazer a marcação das palavras de Jesus em vermelho acho que adotaria o que já estiver sendo usado na maioria das bíblias.

Não sei quais bíblias têm a marcação em vermelho. Das que baixei que tem marcação em vermelho só a LTT2009 e uma Reina Valera apresentam Ap 21:5 a 8 em vermelho.

Então vou deixar essa passagem sem a marcação em vermelho.
pcmac
Posts: 119
Joined: Wed May 30, 2012 4:08 am

Re: Falas de Jesus em Vermelho

Post by pcmac »

Rubio, peço mais uma opinião sua.
Em relação ao original, ficaria errado deixar Atos 1:4 dessa maneira (refiro-me à marcação em vermelho no verbo esperar):

E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, [disse ele], de mim ouvistes.

Ou seja:

esper - em vermelho
ass - normal
em - em vermelho

Justificativa: Jesus não teria dito esse verbo nessa flexão, mas sim: "esperem a promessa que de mim ouvistes."
RubioTerra
Posts: 732
Joined: Wed Sep 23, 2009 5:13 pm
Location: Brasília, Brazil

Re: Falas de Jesus em Vermelho

Post by RubioTerra »

Seu raciocínio faz todo sentido, mas pode ficar confuso para outras pessoas. O trecho começa usando o discurso indireto e muda abruptamente para o direto, mas é um citação. Acho que seu trabalho ficará bem difícil se você quiser marcar em vermelho mesmo as citações que usam o discurso indireto, porque nem sempre você achará uma solução como essa.
Rúbio R. C. Terra
Brasília/DF - Brasil
Post Reply