Como converter livros em pdf para ser utilizado na The Word?

Discussions in Portuguese

Moderator: RubioTerra

josinaldo
Posts: 20
Joined: Tue Jul 30, 2013 5:36 pm

Como converter livros em pdf para ser utilizado na The Word?

Post by josinaldo »

A paz do Senhor, bom dia...

Tenho muitos livros em formato pdf, e queria convertê-los para utilizar na biblioteca da The Word. Como faço o processo de conversão? Preciso de algum aplicativo? Qualquer pdf pode ser convertido?

De antemão, agradeço!
RubioTerra
Posts: 732
Joined: Wed Sep 23, 2009 5:13 pm
Location: Brasília, Brazil

Re: Como converter livros em pdf para ser utilizado na The W

Post by RubioTerra »

Josinaldo,

Geralmente isso é feito com o auxílio de programas de OCR (reconhecimento ótico de caracteres), que tentam manter toda a formatação (fontes, negritos, itálicos, parágrafos, colunas, tabelas, figuras, etc.). Mas, se te bastar somente o texto simples, sem formatação, você pode simplesmente selecionar tudo, copiar e colar no TheWord.
Rúbio R. C. Terra
Brasília/DF - Brasil
josinaldo
Posts: 20
Joined: Tue Jul 30, 2013 5:36 pm

Re: Como converter livros em pdf para ser utilizado na The W

Post by josinaldo »

RubioTerra wrote:Josinaldo,

Geralmente isso é feito com o auxílio de programas de OCR (reconhecimento ótico de caracteres), que tentam manter toda a formatação (fontes, negritos, itálicos, parágrafos, colunas, tabelas, figuras, etc.). Mas, se te bastar somente o texto simples, sem formatação, você pode simplesmente selecionar tudo, copiar e colar no TheWord.
Rubio, bom dia...

Deixa ver se entendi bem... se eu quiser utilizar o ebook em pdf diretamente com texto simples sem formatação, é só copiar arquivo pdf e colar na pasta de "books" do diretório da The Word?

Qual programa posso utilizar para fazer o reconhecimento de caracteres e manter a formatação?

Obrigado.
pcmac
Posts: 119
Joined: Wed May 30, 2012 4:08 am

Re: Como converter livros em pdf para ser utilizado na The W

Post by pcmac »

Josinaldo, mandei mensagem privada pra você com o link do site de onde peguei essa informação:

Recebi algumas perguntas por MP, então resolvi deixar aqui algumas dicas. Deixem suas dicas seus comentários abaixo; afinal, ainda estamos aprendendo.

Depois de receber algumas dicas e fazer muitos (MUITOS) testes, usando diversos programas e opções; cheguei a conclusão que o melhor mesmo é abrir o livro (independente de qual seja) usando o AbbyyFineReader 12 portable
Um livro de mil paginas vai demorar em torno de 30 min para abrir. Depois de aberto; escolhe a opção "converter em" e converte para Documento HTML . Salve em um local de sua preferência. Depois basta abrir ele através do Word; onde poderá fazer a formatação. Eu costumo colocar Fonte Tahoma 11 (10 seria a fonte padrão, mas fica pequena). Coloco espaçamento 1.5, assim quem quiser aumentar a fonte na The Word não terá problemas com linhas embaralhando. Justifico e aí é só corrigir alguns erros antes de copiar para a The Word e abençoar os irmãos.

Entre as vantagens de fazer este processo; Convertendo em HTML; fica nítida as tabelas e imagens, bem como as fontes gregas e outras, tornado muito mais fácil as correções...

Lembrado que toda a formatação é feita no documento do Word, antes de copiar para a The Word.

Autor da dica: Emanuence digital
RubioTerra
Posts: 732
Joined: Wed Sep 23, 2009 5:13 pm
Location: Brasília, Brazil

Re: Como converter livros em pdf para ser utilizado na The W

Post by RubioTerra »

josinaldo wrote:Deixa ver se entendi bem... se eu quiser utilizar o ebook em pdf diretamente com texto simples sem formatação, é só copiar arquivo pdf e colar na pasta de "books" do diretório da The Word?
Não. Você abre o pdf, seleciona o texto todo, ou uma parte, copia, e cola num novo livro no TheWord. Para criar um novo livro, vá no menu Arquivo -> Novo módulo de usuário.
josinaldo wrote:Qual programa posso utilizar para fazer o reconhecimento de caracteres e manter a formatação?
Há vários programas. Alguns mais conhecidos são o ABBY Finereader e o OmniPage.
Rúbio R. C. Terra
Brasília/DF - Brasil
josinaldo
Posts: 20
Joined: Tue Jul 30, 2013 5:36 pm

Re: Como converter livros em pdf para ser utilizado na The W

Post by josinaldo »

pcmac wrote:Josinaldo, mandei mensagem privada pra você com o link do site de onde peguei essa informação:

Recebi algumas perguntas por MP, então resolvi deixar aqui algumas dicas. Deixem suas dicas seus comentários abaixo; afinal, ainda estamos aprendendo.

Depois de receber algumas dicas e fazer muitos (MUITOS) testes, usando diversos programas e opções; cheguei a conclusão que o melhor mesmo é abrir o livro (independente de qual seja) usando o AbbyyFineReader 12 portable
Um livro de mil paginas vai demorar em torno de 30 min para abrir. Depois de aberto; escolhe a opção "converter em" e converte para Documento HTML . Salve em um local de sua preferência. Depois basta abrir ele através do Word; onde poderá fazer a formatação. Eu costumo colocar Fonte Tahoma 11 (10 seria a fonte padrão, mas fica pequena). Coloco espaçamento 1.5, assim quem quiser aumentar a fonte na The Word não terá problemas com linhas embaralhando. Justifico e aí é só corrigir alguns erros antes de copiar para a The Word e abençoar os irmãos.

Entre as vantagens de fazer este processo; Convertendo em HTML; fica nítida as tabelas e imagens, bem como as fontes gregas e outras, tornado muito mais fácil as correções...

Lembrado que toda a formatação é feita no documento do Word, antes de copiar para a The Word.

Autor da dica: Emanuence digital

Valeu, vou tentar fazer, depois digo o resultado.
Luiz
Posts: 2
Joined: Mon Sep 25, 2023 11:48 pm

Re: Como converter livros em pdf para ser utilizado na The Word?

Post by Luiz »

Prezado irmão, a paz!
segue o link para vc utilizar um tutorial que vai facilitar fazer a conversão de livros para dentro da Bíblia The word.
Tutorial theWord: Como criar um modulo de livro do word (.doc) para theWord
https://www.youtube.com/watch?v=v99QciWsMAs

Segue também o link para Aprender a converter um módulo Theword para MySword:
https://www.youtube.com/watch?v=F2nq4Nsxzkw

Espero ter ajudado.
Meu canal é Desvendando a Bíblia - Luiz Ribeiro
https://www.youtube.com/channel/UCAAcq- ... cnip84nhtw
Post Reply