Correcções à FA-RC

Discussions in Portuguese

Moderator: RubioTerra

Rodrigo Samy
Posts: 60
Joined: Mon Sep 12, 2011 2:25 pm

Correcções à FA-RC

Post by Rodrigo Samy »

Caro Rúbio,
como falei noutro post, são necessárias algumas correcções ao texto da FA-RC: sinais de pontuação, algumas palavras ou trechos que faltam, alguns erros de ortografia não detectáveis pelos correctores ortográficos ... Criei um módulo de comentários aos versículos, onde vou anotando os erros desta versão conforme me aparecem.

Não tenho possibilidade por ora de fazer uma revisão sistemática, começando em Génesis e acabando no Apocalipse - conforme os erros aparecem, vou anotando.

Tentei enviar o módulo, para lhe dar uma ideia, mas a extensão twm não é aceite. Deve ter a haver com as regras do forum, não sei - não quero desrespeitar este espaço de partilha. Só que o ficheiro com os comentários para cada versículo parece-me a forma mais prática de apresentar correcções (que não têm nada a haver com doutrina...)

Se houver possibilidade e interesse, posso ir enviando mais correcções, para que o Rúbio possa controlar todas as correcções a serem feitas no módulo que criou e ir publicando versões mais actualizadas. Se houver mais voluntários, cada um poderia rever um livro de cada vez, e enviar para o Rúbio. Sei que isto de coordenar também dá muito trabalho, e o nosso Costas só aceita correcções duma Bíblia inteira. Portanto, fique à vontade para determinar as condições e modus operandi em que o trabalho poderia ou não ser feito, de acordo com as regras do forum.

Com saudações em Cristo,
Rodrigo Samy
RubioTerra
Posts: 732
Joined: Wed Sep 23, 2009 5:13 pm
Location: Brasília, Brazil

Re: Correcções à FA-RC

Post by RubioTerra »

Prezado Rodrigo,
Rodrigo Samy wrote:como falei noutro post, são necessárias algumas correcções ao texto da FA-RC: sinais de pontuação, algumas palavras ou trechos que faltam, alguns erros de ortografia não detectáveis pelos correctores ortográficos ... Criei um módulo de comentários aos versículos, onde vou anotando os erros desta versão conforme me aparecem.
Ótima iniciativa, quando tivermos uma boa quantidade de correções pedimos uma atualização do módulo.
Rodrigo Samy wrote:Tentei enviar o módulo, para lhe dar uma ideia, mas a extensão twm não é aceite.
Compacte o módulo e não terá problemas para anexá-lo aqui.

Tenho uma dúvida relacionada a este módulo específico -- ele equivale a uma edição específica do texto publicado pela SBP? Porque, pelo que vejo na descrição do módulo, o texto foi retirado do sítio http://www.wordproject.org, que também não especifica que edição seria esta.
Rúbio R. C. Terra
Brasília/DF - Brasil
Rodrigo Samy
Posts: 60
Joined: Mon Sep 12, 2011 2:25 pm

Re: Correcções à FA-RC

Post by Rodrigo Samy »

Caro Rúbio,
segue em anexo o módulo com os erros até agora detectados. Diga-me por favor se a organização do módulo é funcional para si.

(Depois, se o projecto de fazer a FA-RC com Strong for adiante, seria simples fazer em simultâneo com a inserção dos números uma revisão que, neste caso, seria sistemática, versículo a versículo)


Quanto à origem do ficheiro informático, dificilmente será a SBP, pois as edições deles são muito bem cuidadas e não têm nenhum destes erros que vêm no módulo. O Wordproject diz que todas as versões lá disponíveis estão em domínio público (mas, se for feita qualquer edição ao texto, eles dizem para não apresentar mais como sendo do Wordproject...). Parece ser trabalho de OCR - reconhecimento óptico - mais ferramentas de correcção ortográfica.

Vou tentar verificar se há variantes significativas entre o texto da SBP e este módulo. Se houver, fica confirmado que não é apenas uma cópia (imperfeita) da actual edição da SBP, mas que a fonte é realmente alguma edição antiga.

Grato, com saudações em Cristo,
Rodrigo Samy
CorrectionsFA-RC.cmt.rar
(7.09 KiB) Downloaded 451 times
RubioTerra
Posts: 732
Joined: Wed Sep 23, 2009 5:13 pm
Location: Brasília, Brazil

Re: Correcções à FA-RC

Post by RubioTerra »

Rodrigo Samy wrote:segue em anexo o módulo com os erros até agora detectados. Diga-me por favor se a organização do módulo é funcional para si.
Se te interessar, posso ajudar-te na identificação destes erros, contate-me por meu e-mail pessoal: rubio.terra @ gmail.com.
Rodrigo Samy wrote:Parece ser trabalho de OCR - reconhecimento óptico - mais ferramentas de correcção ortográfica
Foi o que eu pensei, considerando a natureza dos erros encontrados.
Rúbio R. C. Terra
Brasília/DF - Brasil
Post Reply